header




Conceito
Organização
Comissária
Equipa Científica
Artistas e Obras de Arte
Secção Científica
Instituições

Sobre
Glass and Light
title
EQUIPA CIENTÍFICA



António Pires de Matos
Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico em 1962. PhD em química, Cambridge, UK, 1970. Investigador Coordenador do Instituto Tecnológico e Nuclear até 2008. Fellow da Society of Glass Technology, U.K. desde Março de 2009. Professor Catedrático Convidado Jubilado, Universidade Nova de Lisboa. Actividades de investigação actuais na VICARTE, Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes: Estudos de proveniência de vidros portugueses; ciência aplicada à arte contemporânea.



Andreia Ruivo
Licenciada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2005. Iniciou a sua actividade na VICARTE, Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, em 2006 na síntese de vidros luminescentes e no desenvolvimento na síntese de vidro ruby de ouro ou cobre. Fez o seu doutoramento em Química Sustentável trabalhando na síntese e caracterização de vidros luminescentes inovadores para aplicações artísticas em colaboração com as Unidades de Investição REQUIMTE e VICARTE. Trabalha actualmente como investigadora pós-doutorada no REQUIMTE (FCT/UNL) desenvolvendo compostos fotocrómicos e luminescentes em compostos nanoporosos.


César Laia
Licenciou-se em Engenharia Química, e obteve o seu doutoramento em química na Universidade Técnica de Lisboa em 1999. Depois de um pós-doutoramento no Imperial College começou a exercer a actividade como investigador assistente no Grupo de Investigação de Química Supra Molecular do REQUIMTE. Dedica-se principalmente à investigação aplicada de dispositivos electrocrómicos, vidros fotoluminescentes e líquidos iónicos funcionais.
Marco Verità
Tendo uma licenciatura em química, trabalhou mais de trinta anos na Stazione Sperimentale del Vetro in Venice-Murano, realizando investigação e caracterização de materiais vítreos, quer modernos quer antigos, os últimos em estudos de arqueometria e também actividades relacionadas com conservação e restauro. Membro de numerosas organizações internacionais, desde 2009 tem trabalhado no Laboratory for the Assessment of Ancient Materials (LAMA) na Universidade IUVA de Veneza.



Nuno Paulino
Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (IST), Lisboa, em 1992, obteve o Mestrado em Ciências em Engenharia Electrotécnica em 1996 pela Universidade Técnica de Lisboa, e o doutoramento em Engenharia Electrotécnica em 2008 na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1999 tem trabalhado no Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Desde 1999 tem trabalhado como Investigador do Centro de Tecnologia e Sistemas (CTC) na UNINOVA. Os seus interesses científicos são na área do design de circuitos CMOS para sistemas de imagem UWB, processamento de sinais, conversores de dados, conversores DC-DC para sistemas de captura de energia e processos de optimização para apoio ao design de circuitos analógicos.


Diogo Inácio
Obteve o Mestrado em Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Ciências (FCT) em 2013 com uma Tese sobre dispositivos rádio multiprotocolo para alimentação de redes solares de longo alcance. Está actualmente a trabalhar em circuitos CMOS RF baseados nas tecnologias 28 nm CMOS na CTS-UNINOVA.
← Home